Compreensão ou hipocrisia?

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010




Eu realmente fico intrigada com o comportamento humano. Pessoas perdoam facilmente que grávidas tenham ataques histéricos, crises de choro e todo tipo de comportamento que normalmente seria reprovável. Afinal, grávidas são seres angelicais, milagres vivos e ambulantes que carregam pedacinhos de alegria (pode chamar também de bebê ou feto, como preferir) dentro de seus ventres. Mas, mulheres com TPM... não, TPM não existe! É desculpa, é frescura. Todavia, os mesmos hormônios que bagunçam a cabeça de uma grávida, são os que fazem uma pessoa normal, perder o controle de si. Ficar com alta irritabilidade, impaciência ou sensibilidade exacerbada. Varia de caso para caso. Só que as pessoas entendem as grávidas e recriminam as mulheres com TPM. Como se nós tivéssemos culpa, como se pudéssmos controlar. Acredite, quando você vê uma mulher de TPM dando um  chilique é porque ela já controlou outros 9.999 iguais e dessa vez não aguentou. Ninguém é de ferro. Nós, mais do que ninguém, sofremos com isso. Ninguém imagina como é você não se reconhecer em alguns dias do mês porque seu humor de Poliana se altera totalmente. Sim, apesar de não parecer, eu tenho esse humor de Poliana, do tipo que dá bom dia para todo mundo e tenta sempre mostrar para as pessoas o lado positivo de uma situação por pior que ela seja, vamos todos fazer uma grande limonada, anyway. E então, você se pega fazendo coisas do tipo que abomina porque não consegue ter 100% do controle de si, já que neste momento os hormônios estão 99% no controle da situação. E você tenta fazer maravilhas com leite moça, com esses 1% que estão nas suas mãos, e na maioria das vezes você consegue. Porém, ao menor deslize, o mundo inteiro olha para você com olhos de reprovação, ninguém se lembra de uma vida inteira de paciência e controle emocional impecáveis que você apresentou ainda que em momentos de crise extrema. E se você falar que é por causa dos hormônios da sua TPM, as pessoas riem de você ou te tratam com ironia e dizem que você está inventando uma desculpa.
Então, sim. Eu acho que as pessoas são hipócritas porque perdoam os descontroles que de uma grávida e reprovam, fazem pouco caso ou discrininam pessoas com TPM. Eu repito, em ambos os casos os culpados são os mesmos, os hormônios. E apesar de amar o Brasil, ele é um país de terceira, sim. Porque em várias países da Europa, se uma mulher com TPM mata, ela é inocentada. Eu não estou pedindo passe livre para cometer nenhuma espécie de crime. Só quero um pouco de respeito. Isso basta.
Agora, chega. Hora de melhor uma pouco esse humor. Nada que uma conversa com meu noivo, um buscopan, duas barras de twix e algumas horas no poupée girl não resolvam.
E eu não sou a única, tá. Neste blog aqui, você tem mais um depoimento de uma mulher com TPM. E neste link, você aumenta os seus conhecimentos clínicos sobre o assunto. E aqui, além da origem da imagem, o ponto de vista masculino deste problema feminino.


Share/Save/Bookmark
Related Posts with Thumbnails