Varenikes

terça-feira, 6 de outubro de 2009






Faz tempo que eu não posto uma receita, né. Essa eu não fiz, mas é bem simples, logo irei testá-la. Achei interessante porque é tão raro encontrar uma receita típica de cozinha judaica dando sopa por aí. Vi a receita no Portal Vital.

Varenik significa " coisa cozida ". São pastéis cozidos de batatas de origem judaica. Assemelha-se ao ravioli italiano, ao pelmeni russo e a outros pratos da Lituânia, Ucrânia e Polônia.É uma massa à base de farinha de trigo e ovos, tradicionalmente com batatas e cebola.Vamos à receita?

Ingredientes
24 Unidade(s) Massa de empanadas pequenas
600 Grama(s) Purê de batata
6 Unidade(s) Cebolas medianas
À gosto Sal
À gosto Pimenta do reino
À gosto Óleo de milho ou girassol

Modo de preparo
Corte a cebola bem pequena. Coloque-a na frigideira com um pouco de óleo, e frite-a no fogo baixo, até ficar dourada. Faça-o bem devagarzinho, para que fique bem doce e dourada. Espere até elas ficarem mornas, depois misture o purê de batata com metade das cebolas. (Os dois ingredientes devem estar mornos ou frios.) Tempere com sal e pimenta do reino moída. Separe as massas e molhe as bordas com um pouco de água. Coloque um pouco de recheio no centro, e feche apertando bem nas bordas para que não abram durante o cozimento. Quando estiverem prontos, cozinhe com sal na água fervendo. Na hora que subirem à superfície, tire-os da água e sirva-os com mais cebola dourada.

Confissão: Eu sou maluca por batatas. Cozidas, assadas, fritas, à dorê, recheadas. eu amo batada de todo o jeito. Observação inútil eu sei, mas deu vontade de falar #prontofalei. =]


Share/Save/Bookmark
Related Posts with Thumbnails