Turista Funerário

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009



Eu sinceramente na minha vida nunca tinha lido este termo. Até agora. E não me recordo de ver alguém falando "puxa vamos até a cidade X para ver o maravilhoso cemitério que construíram lá?" ou " você viu como a tumba de fulano é linda?" e vou além, "Nossa, é impossível ir a tal cidade e não visitar aquele maravilhoso cemitério!"

Compreendo que muitas pessoas vão até o Egito para visitar as pirâmides (que são também grandes câmaras mortuárias, admito). Mas peraí, turismo funerário? Parece tem mais coisa louca neste mundo do que somos capazes de imaginar. Mas como cheguei ao assunto? Vamos aos fatos

Estava eu, inocentemente, divagando e navegando na internet, quando me deparo com esta notícia no uol: "Empresário que fazer cemitério em forma de pirâmide no paraná."Pensei, ok tem louco para tudo. Mas quando entrei no link da notícia, vi que o cara foi além: ele disse que deseja atrair o turista funeráio ao Paraná. Quem será o turista funerário? Qual é o seu perfil? Quais são os seus hábito de consumo? E assim, só para constar: esse cara existe? Sim, existe. O empresário afirma que 50% do turismo no mundo ocorre dentro dos cemitérios, e cita cemitérios famosos como o do Ricoleto, na Argentina, e o dos Papas, na Itália, nos quais diz ter buscado inspiração para o seu projeto.

Projeto, aliás, bastante ambicioso. Uma pirâmide em estilo andino com aproximadamente 12 andares, uma base 90 m², com um mirante no extremo oposto (que também terá forma de pirâmide) para abrigar lanchonete e restaurante. O subsolo da pirâmide abrigará um museu funerário e exibirá técnica de mumificação em cera (um serviço que será oferecido pelo cemitário aos seus clientes), além da exposição de carros e carruagens funerários antigos.A pirâmide ainda contará com 35 mil gavetas mortuárias e o proprietário pensa em reservar o penúltimo andar para uma seção exclusiva, onde serão enterrados músicos, escritores e artistas. Além de várias outras idéias como anfiteatro, espaço para eventos e até lan hose.

Tema Bizarro ou mórbido? Não na visão do empresário, que acrescenta "Há uma certa resistência de minha família em levar adiante o projeto, mas eu tenho fé no investimento e creio que, se concluído, o cemitério vertical será uma atração turística do Paraná só comparável às Cataratas do Iguaçu". Será que esse cara é presunçoso? Nããããããão, imagina =]


Share/Save/Bookmark

1 telhas:

Edson Souza disse...

Ola td bem....obrigado pela visita e por acompanhar nosso humilde blog...ja que não abriu a opção de acompanhar no seu blog vou linkar vc no PDV Ativo....bjs

Related Posts with Thumbnails