Sisu, MEC, ProUni e afins

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011



Apesar de inúmeros problemas em meu trabalho, vou desfocar um pouco do meu próprio umbigo e botar a boca no trombone com mais uma gafe do governo.
Todos aqueles que pelo menos assistem o Jornal Nacional, desde o ano passado acompanham a palhaçada que se tornou o ENEM. Fraudes e mais fraudes. Alunos descontentes e a última novidade é que os alunos que tentam acessar o sistema SISU para verificar sua nota do ENEM, não conseguem acessar o site, que apresenta o erro senha inválida. Conheço pessoas que mediante este erro, solicitaram ao MEC o envio de uma nova senha por SMS (pois por e-mail a tal senha não chegou até hoje). Porém, a nova senha também não funcionar. Ligar no 0800-616161 do MEC e reclamar resolve? Também não. Há pessoas que ficam horas no telefone e não conseguem contato para solicionar o seu problema. Minha amiga, chegou a pensar que o erro estaria nela, que ela estaria acessando ou fazendo algo errado. Não, não está. Acessamos juntas de um computador diferente e o resultado foi o mesmo que na casa dela. Procurei no Google e encontrei outros relatos e reclamações sobre o mesmo problema.
A ferramenta que foi criada para avaliar o Ensino Médio público brasileiro, e teoricamente facilitar o acesso às universidades públicas e particulares, está funcionando ao contrário. Vejamos,  o ENEM ficou mais difícil que um vestibular comum. Para passar no ENEM, há pessoas que fazem cursinho. Se eu preciso fazer cursinho para passar no ENEM, logo o Ensino Médio público está em franca decadência (o que não é novidade para ninguém) e precisa ser reformulado. O governo parece simplesmente ignorar tal fato, continua empurrando a questão da educação literalmente com a barriga. Barriga, aliás, que já foi de vários governantes. De Fernando Henrique a Lula, de PSDB a PT, todos demonstraram ser farinha do mesmo saco, foram totalmente negligentes com esta questão. Negligência que se repete nas prefeituras de todo o país, que, quando não tem desvio de verba do FUNDEF  e do FUNDEB, tratam a educação com igual descaso. E pior, se as condições de trabalho de professores, inspetores e funcionários já não são das melhores, há prefeitos, como João Paulo Tavares Papa, que pretendem extinguir benefícios.
É parece que as questões educacionais, entre outras como saúde, vão continuar no ritmo ENEM.

E NEM que a vaca tussa, o site do SISU funciona.
E NEM que a galinha crie dentes, a educação não melhora.
E por aí vai... o Brasil realmente é o país do E NEM.


Share/Save/Bookmark

1 telhas:

Afrodite disse...

Sei o quanto vc está certa...tb passei por esse inferno pois acabei de completar o ENEM e me inscrevi no site do SISU!
Vamos rezar pra que tudo de certo e eu consiga a tão sonhada vaga na faculdade!
Beijo!

Related Posts with Thumbnails