Santos: 465 anos

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011



Decidi dedicar o post de hoje ao aniversário da cidade.  Então, que tal conhecer um pouco mais da minha cidade?

 

 Santos fica localizada na ilha de São Vicente, que era conhecida pelos índios como Goaió, que significa "lugar de fornecimento de provisões".Os indígenas da região eram amistosos e costumavam barganhar com os viajantes, realizavam a troca de mercadorias por alimentos. A cidade situa-se na região da ilha conhecida na época como Enguaguaçú, ou seja, "enseada grande".
Não há registros exatos com a data do início da povoação. Sabe-se, contudo, que o fundador da cidade, Brás Cubas, chegou de Portugal em 1532, acompanhado de Martim Afonso de Souza, donatário da capitania hereditária de São Vicente (com certeza, isso te lembra as aulas de história no Ensino Fundamental II, chamado antigamente de ginásio). Martim Afonso concedeu à Brás Cubas uma parte da ilha, as terras de Jurubatuba. Posteriormente, Brás Cubas adquiriu as terras de Enguaguaçú, onde já estava construído o Outeiro de Santa Catarina, local oficial da fundação da cidade. Uma placa no local indica a data de funcação da cidade como 1543. O fundador construiu sua residência vizinha do outeiro.
A data de fundação oficialmente comemorada é de 1546,  ano em que o povoado foi elevado à categoria de vila. Santos só chegaria ao status de município em 26 de janeiro de 1839. Entretanto, muitos, extra-oficialmente, consideram outras datas, como a mudança do porto para o centro da cidade em 1541 (antes desta data o porto ficavia situado na Ponta da Praia, no local onde atualmente encontramos a Ponte Edgard Perdigão) ou a fundação da Santa Casa da Misericórida de Santos, em 1 de novembro de 1543, que daria nome à cidade. A Santa Casa foi o primeiro hospital da América (eu nasci lá = P, mas isso é outra história).
Fonte: Portal Nosso São Paulo.


Share/Save/Bookmark
Related Posts with Thumbnails