A máquina da mentira (ou teletransporte)

sábado, 23 de janeiro de 2010



Vi no Blog de guerrilha e não poderia deixar de postar aqui. Não porque achei uma excelente ação de guerrilha (embora no blog defendam que é). Tudo bem, a cerveja entendeu realmente o desejo de seus consumidores, isso não se pode negar. Tudo que eles queriam era ir ao bar com os amigos sem enfrentar os gritos da namorada. Criaram o teletransporte. Não como você imagina nos filmes de ficção. A tal máquina consiste de uma câmara que isola o som externo do local (bar, boteco, balada). Antes de entrar na máquina, o beberrão mentiroso usuário escolhe a sua mentira o seu destino. Academia, hospital, preso no trânsito, com o bebê da irmã. Enfim, até o limite da imaginação. A câmara emite sons que "comprovem " que o indivíduo está onde afirma, e assim ele engana sua namorada. Ela não grita, eles não brigam e ele sai da câmara feliz e satisfeito para tomar outra rodada com os amigos.



Minha opinião: a máquina de teletransportar incentiva à mentira e mais do que isso, o desrespeito. Talvez, alguns não  achem  que é para tanto porque a mentira já está tão arraigada na sociedade (vide política), que se tornou normal, para alguns. Contudo, uma ação de marketing que colabora para depreciação de um valor que deveria ser primordial no sociedade, a sinceridade, realmente me decepciona. Eu ouço as pessoas falando mal do marketing. Que ele é perverso e manipulador e que antes do conceito de marketing surgir, as coisas não eram assim. Só que o marketing não é o bicho papão da história. Antes mesmo de ter um conceito, o marketing já existia e era praticado. A diferença está na sociedade. Todas as mudanças percebidas na sociedade atual (falta de ética, inversão de valores, oportunismo desmedido, excesso de ambição, ausência de educação e respeito) se refletem no marketing. Pois ele é feito para as pessoas As ações de marketing como essa são pensadas no comportamento e ações das pessoas. O marketing não é o culpado. A degredação da sociedade, sim.

Agora, já pensou se a moda pega no Brasil? Ainda bem que o meu noivo odeia cerveja.


Share/Save/Bookmark
Related Posts with Thumbnails