Colheita Feliz

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010




Minha fazenda

Muitos usuários do orkut estão usando este aplicativo, que nada mais é do que um jogo. Você planta, colhe, fertiliza a terra, pode ter gado, galinha, porco, entre outros animais. Pode mandar flores para os amigos e aumentar sua popularidade. Pode mudar a decoração da sua fazenda, com o dinheiro que arrecadou ao vender os itens produzidos. Você tem a parte paga do jogo, onde alguns itens apenas podem ser comprados com moedas verdes, que ou você compra ou ganha ao indicar amigos. O que me chama a atenção nesse jogo é a possibilidade de sabotar a fazenda alheia, roubá-la, ou limpá-la. Se você rouba um item, ele vai para o seu depósito e você pode vendê-lo como se fosse cultivado por você. Eu sei que o jogo parece inofensivo e realmente é para um ser  com personalidade formada. Porém, se uma criança tem acesso ao jogo, aprenderá a trapacear. Afinal, quando crianças apredemos com o que está em nosso meio de convivência o certo e o errado. Se eu, criança, me beneficio ao roubar a colheita do meu amiguinho no orkut, automaticamente me acostumarei com isso. Tal ato fará parte do meu cotidiano e me pareerá normal. O problema é que uma criança não sabe os limites entre ficção e realidade. Se eu fiz no jogo e ninguém reclamou. Se a trapaça me beneficiou no jogo, porque uma trapacinha aqui ou ali quando eu crescer farão diferença?
Não estou defendendo que o jogo deve ser banido do orkut e blá, blá,blá. Não. Só que hoje, eu percebo que existem pais e pais. Aqueles que realmente se preocupam com o conteúdo que os seus filhos acessam e como isso influenciará suas atitudes no futuro. E aqueles que deixam os filhos em frente do computador, à deriva. Esses filhos aprendem a navegar sozinhos e sem uma orientação de como procender, com certeza aprenderão coisas úteis e inúteis, boas e más na rede. E as levarão para a vida. E percebo aí uma inversão de valores. Antes, os valores que as crianças aprendiam em casa, com os pais se refletia na internet. Agora, tudo o que vemos de pior na internet, se reflete no comportamento infantil, especialmente dentro das escolas. Falo isso com conhecimento de causa. Minha mãe é professora e a minha vida foi entre cadernos e livros mesmo antes de ir à escola. Quando cresci, passava mais tempo na escola do que em casa. Após o término do meu período, tinha que esperar minha mãe sair para voltar para casa. Hoje, por causa disso, conheço muitas professoras, orientadores, diretoras, coordenadoras e assistentes educacionais em minha cidade. e pude observar  o comportamento dos alunos (especialmente crianças) e como ele se alterou com o passar dos anos. Muitas pessoas falam que o futuro do país está nas mãos do governo, mas eu discordo. O futuro do país está dentro da sua casa e talvez ele (ou ela) tenha menos de um metro no momento. A educação e valores que ele (ou ela) receberá farão a diferença no futuro do país.
Enfim, voltando ao jogo. eu jogo Colheita Feliz. Acredito que ele virou quase uma febre no Orkut porque representa o bom e velho jeitinho brasileiro. É um jogo de malandragem. Ou estratégia, se você quiser falar chique. Vejamos: você vê o tempo de crescimento da planta (Ex.: batata 24 horas), vê a hora atual, estima o horário que estará na internet amanhã e planta uma semente que você provavelmente será o primeiro a colher, diminuindo a chance de roubo dos fazendeiros vizinhos. Já vi gente ir mais além, olhar o tmepo de amadurecimento da colheita do vizinho e programar uma visitinha no tal horário para filar da produção e esforço alheios. Quanto à interface do aplicativo, espero que não sofra alterações. O tal do Colheita Feliz: Recomeço, me pareceu um total fiasco em termos de interface. Detestei.


Share/Save/Bookmark
Related Posts with Thumbnails