Aventuras de uma publicitária (ainda fora do mercado)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009



Você já ouviu falar de um publictário que gostaria de trabalhar como RH em uma empresa? Eu aposto que não. Rá. Vai ouvir agora. Mas,quem seria essa pessoa, esse ser de tal complexidade? o/

Natalie, de onde você tirou essa idéia?

Bem simples, minha amiga trabalhou como RH. E lá um belo dia, e eu a ajudei a formular um treinamento. Ou quase, porque é um sacrifício convercer o meu patrão que ele deve investir no capital humano, que pessoas felizes trabalham mais e melhor, reclamam menos e, automaticamente, quando melhoramos o clima organizacional, as pessoas produzem mais! Isso não é mágico? Não, isso é logico. Simples e lógico. Assim como milhares de ferramentas e possibilidades de comunicação onde você pode investir, inicialmente, nada e obter resultado. Oi? Internet. Dá para fazer pesquisas com o Google Docs e veja só, custo zero. Você pode conhecer melhor o seu cliente, o seu público, melhorar a abordagem da sua comunicação, melhorar suas vendas com base em informações que não te custaram nada! E ele olha e diz: depois vemos isso. O pior de tudo é que ele te olha com aquela cara de " você é uma estagiária". Oi? meu estágio já acabou faz tempo, eu já me formei há quase um ano! Eu já trabalhei em quase todos os setores da sua empresa. Eu conheço a sua empresa, eu faço análises sobre a sua empresa há quase 4 anos!

Eu demorei um pouco para perceber a minha própria capacidade. Eu entrei na empresa como estagiária de Comunicação e Marketing. OK. Meu patrão raríssimas vezes me perguntou algo quando eu era uma estagiária. Eu sabia na época e falei para ele a besteira que ele estava fazendo quando mudou de emissora de rádio. Ele sempre quis manter uma imagem de qualidade vale mais que preço e lutou para construir essa imagem. Conseguiu. E estava na emissora de rádio certa, que lhe gerou resultados ótimos e um Top of Mind, se não estou enganada em 2006. Pela manhã até umas 08:00 H notícias e depois desse horário programação jovem. BINGO. As duas principais fatias do público com uma só rádio. Tem noção de como é difícil conseguir isso na atualidade, quando as pessoas ouvem músicas mais MP3 e a afins do que em emissoras de rádio? Faz idéia do que é lançar uma promoção na rádio e o pessoal de vendas te falar vários clientes citaram que ouviram a promoção através desse meio? E sem mais nem menos ele muda de rádio, não renova o contrato de mídia. Oi? Como assim? Para piorar migra para uma rádio totalmente fora do perfil dos clientes da empresa. Resultado 0. Depois de um tempo, descobri que ele mudou de rádio para ajudar um conhecido do departamento comercial dessa rádio tosca a alcançar a meta de cotas de mídia vendidas. Isso é piada, né? Onde foi para a máxima: Amigos, amigos, negócios à parte? Desde quando se toma uma decisão dessas pautada por amizade? E a parte em que ele tem que lucrar para pagar os impostos, os funcionários e manter a empresa viva no mercado? Ele demorou muito para me dar ouvidos e quando deu, o leite já estava derramado, a vaca já havia ido para o brejo e do Sr Neves só restavam mesmo os ossos no caixão.

E de onde surgiu a idéia de trabalhar com RH, Natalie? Vou resumir a história. Desde a época do estágio, assim que eu aprendi todo o serviço, eu, na época estagiária, treinava os funcionários novos. Eu, estagiária, tinha que observar cada candidato e depois descrever com detalhes o desempenho de cada um para o dono da empresa e ouvir ele me perguntar quem eu achava mais adequado para a vaga em questão. Eu, estagiária, passava mais tempo tentando entender as queixas dos instrutores e explicá-las ao meu patrão do que os gerentes. Eu, estagiária, confeccionei  e distribuí carões de aniversário durante um ano para todos os funcionários da empresa. Meu patrão achou a  idéia ótima, porém, com a minha transferência de setor, eu não mais podia realiza essa tarefa. E ele, literalmente, jogou na lata de lixo uma ação que, em um mês, tinha melhorado o clima organizacional na empresa, porque não designou alguém para dar continuadade à ação. Alguns dos funcionários se sentiram valorizados e trabalhavam com mais ânimo e reclamavam menos.

Resumo da ópera: preciso focar minha carreira definir objetivos claro e persegui-los. Meu amigo Maslow  disse que para chegar no topo da pirâmide, eu só preciso alcançar a realização pessoal. E este parece ser o degrau mais difícil.


Share/Save/Bookmark
Related Posts with Thumbnails