Odisséia das lentes corretivas (Ótica Praiamar - Santos/SP)

quarta-feira, 19 de agosto de 2009



A primeira ótica que consultei, pois fica no caminho de volta entre o consultório do oftalmologista e o meu trabalho.

Localização: Av. Conselheiro Nébias, 733 - Boqueirão (veja a localização no Google Maps)
Razão Social: Óticas Mar e Sol Ltda ME
Atendimento:Regular - insatisfatório. A vendedora não se identificou. Se eu não sei o nome dela, como ela ganhará a comissão? Afinal, existe a possibilidade do cliente comparecer à loja em um horário que ela não se encontre, como no almoço. Além do que, na minha opinião, quando um vendedor se identifica pelo nome, eu sinto que o atendimento tem maior credibilidade. Eu sei com quem estou falando, minhas informações tem uma fonte identificável.
Informações sobre o produto: Todas as que tive foi através de questionamento. A vendedora somente se prestou a colocar algumas armações em cima do balcão e perguntar qual eu gostei mais. A única informação espontêna que ela me forneceu foi a opção por lentes anti-reflexo. Quando questionei o material da armação ela me disse simplesmente: metal. Eu, como leiga, não entendo muito óculos. Todavia, se eu estivesse vendendo aquela armação diria: Armação em metal, com laterais emborrachadas que garantem maior anatomia e evitam incômodos na fronte (ou seja, evitam aquela pressão lateral nas têmporas que é tão incômoda) e hastes em acetato de ótima qualidade. Isso apenas de observar a armação. Eu não tenho nenhum treinamento ou conhecimento técnico do assunto/produto. O que ela me disse: essa armação é bem resistente. Eu tive que perguntar qual era o material da haste, porque eu não me conformei em ver três materiais diferentes na armação e ouvir um " armação de metal bem resistente".
Formas de pagamento: Só fui informada porque questionei. A empresa não trabalha com nenhum tipo de cartão de crédito, o que justifica o fato da loja estar praticamente vazia. Pagamento em cheque deve ser efetuado em até 4 parcelas.
Convênios/parcerias/descontos: A vendedora não deu nenhuma informação, embora a ótica ofereça vantagens e descontos para usuários do plano de saúde do Hospital Ana Costa.
Observações: Após me informar o preço, ela perguntou se eu iria fazer o óculos. Eu respondi que iria cotar o mesmo produto em outras lojas. Ela olhou para minha cara de paisagem e falou: Ahh, o importante para você é preço! Eu achei o cúmulo ela falar isso para mim. Respirei fundo, e respondi de maneira bem phyna: Não, queroo melhor custo-benefício. Produto de qualidade com preço justo. Não vou simplesmente fazer o óculos na primeira ótica que encontrar.
Parecer final: A vendedora foi extremamente passiva. Não condordo que um vendedor deva ser agressivo ou invasivo, mas ao menos deve fornecer informações antes que eu pergunte. Pelo menos, as básicas. Afinal, teoricamente, ela foi treinada para vender aqueles produtos, possui conhecimentos e/ou informações técnicas e deve apresentar argumentos que me convençam ou que me motivem a efetuar a compra com ela e não na ótica concorrente. Dificilmente farei meu óculos lá. Em especial, pela total deselegância da criatura ao quase me chamar de pobre. Oi? Não sou rica mesmo. Mas não quero qualquer porcaria por preço de banana. Quero um produto bom e um preço justo. Acho que isso não é crime, é um direito de todo consumidor.


Share/Save/Bookmark

2 telhas:

Lecticia disse...

lente anti-reflexo é uma bosta. não pode limpar de qualquer jeito e não faz quase diferença. só no preço. fikdik

Natie disse...

Acho que essa vai ser a opinião mais sincera e detalhada que obterei sobre as lentes anti-reflexo. =]

Related Posts with Thumbnails