Costumes

sexta-feira, 8 de maio de 2009



Eu sou muito curiosa. Mais que interesse, tenho paixão por outras culturas, conhecer costumes de outros povos. As civilizações extintas bem como as culturas que permanecem até os dias atuais.

Hoje, pouco antes de dormir, meu pai estava vendo na faixa Mundo.doc, no canal Futura, um documentário sobre a civilização Inca. Eu assisti um trecho e achei muito interessante. Eu já sabia que os Incas, assim como os egípcios mumificavam seus mortos. Porém, descobrir que ao invés de manter a múmias em câmaras mortuárias, como os egípcios, eles as mantinham em suas casas para adorá-las é novidade. É um costume bem anormal, pelo menos na minha visão. E é engraçado como o contato com outras culturas e costumes, no primeiro momento, nos causa estranhamento.

Enfim, este costume quase desapareceu pois, com a colonização, os espanhóis proibiram a adoração às múmias, queimando dezenas de cadáveres incas mumificados. Notaram a palavra quase? Pois é, em algumas áreas remotas nas montanhas, dedicadas à agricultura e produção de açúcar mascavo, encontraram Carla. Isso mesmo, Carla é uma múmia Inca. Uma família mantém um cantinho especial em seu quintal, para a múmia que possui até um nome. E tem mais, outros camponeses enfrentam, em média, uma hora de viagem para ver Carla e levar presentes. Comidas, roupas, tiram fotos de Carla. Dizem que ela é como um membro da família, colocam a foto dela em um porta retrato e levam para casa, e em cima de uma mesinha, improvisam um altar, para tocar em Carla, quando não poderem ir ao encontro dela pessoalmente por causa das intempéries.

Estranho? É tudo uma questão de visão, perspectiva. Para nós, bizarro. Para aquelas pessoas, normal.


Share/Save/Bookmark

2 telhas:

Unknown disse...

Uau!! Nunca imaginei uma coisa dessa. Com certeza! Não precisamos ir muito longe para ver difernça culturais absurdas, às vezes em nosso país e tempo atual vemos coisas que achamos bizarras e pra eles normais! Legal! Na Telha tmb é cultura *rs!! Assite mais e conta mais que adoro!

Bom Final de Semana pra você! E um ótimo dia das Mães para tua Mama!

Natie disse...

Ana: Assim que meu ânimo voltar pode deixar que eu vou fazer isso sim.Bjo.

Related Posts with Thumbnails