Mudanças nas asas

domingo, 8 de fevereiro de 2009



Sol e praia de manhã + família à tarde + esticada para comer pão de queijo à noite = sábado perfeito.

E acordar domingo de manhã a tempo de ver auto esporte e ainda de lambuja assistir desenhos do Garfield, foi ótimo! Amo aquele gato, tirinhas, filmes, tudo. Mas isso rende assunto para outro post.Coisa difícil de acontecer, acordar tão cedo no domingo, admito.

Voltando ao Auto Esporte, consegui ver algo que me interessa muito: Fórmula 1. Sou simplesmente apaixonada por corridas na modalidade fórmula. Embora, o ano passado tenha acompanhado algumas etapas da Stock Car, vamos combinar que a categoria turismo ainda não me conquistou. E talvez nunca me conquiste como a categoria fórmula. Enfim, a reportagem falava das mudanças aerodinâmicas nos carros da temporada 2009:

O aerofólio dianteiro será móvel e controlado por um motor elétrico. Com isso, os pilotos poderão alterar o ângulo de ataque de acordo com o ponto da pista em que estiverem. O spoiler foi abaixado e alargado, indo até o limite dos pneus. Com a asa traseira mais estreita e mais alta, além das alterações no difusor, que deixará de ter tanta importância aerodinâmica, deve fazer com que as ultrapassagens sejam facilitadas. Com a mudança nas asas, a intenção da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) é que a turbulência causada pela aerodinâmica refinada seja minimizada. A intenção é que dois carros possam voltar a percorrer as curvas muito próximos. Os apêndices colocados nas laterais e nos bicos dos carros até 2008 (chifres, miniasas, orelhas de Dumbo e afins) estão proibidos para 2009. A bigorna (ou rabo de tubarão), um alongamento da tampa do motor, não tem impedimentos no novo regulamento. (Fonte: globo esporte)

Além das mudanças aerodinâmicas, temos a volta dos pneus slick, que garantem maior aderência e facilitam as ultrapasagens. O uso do slick também vem para compensar o uso do KERS (Kinetic Energy Recovery System, ou Sistema de Recuperação de Energia Cinética ) que pesa aproximadamente 25 a 40 Kg.

Eu acho ótimo trazer competitividade para a categoria, mas eu questiono até que ponto estas mudanças podem afetar a segurança da modalidade. E pelo que eu vejo, ninguém se importou ou sequer tocou no asunto segurança até agora. E talvez, ninguém toque neste assunto, até que um acidente aconteça. Bem, agora é esperar até 29/03 quando inicia a temporada. Que pelo que tudo indica pode ser bem polêmica.


Share/Save/Bookmark

1 telhas:

Dois cigarros e um café. disse...

ein?
Sinética dos sbrublles?
Volto no próximo post rs.

Beijundas ^^

Related Posts with Thumbnails