Almoção por seis mãos

domingo, 28 de dezembro de 2008



Almoço de domingo é uma delícia. Principalmente, quando estamos de férias, está todo mundo na cozinha conversando e falando. Hoje o almoço aqui em casa foi à 6 mãos: Eu, minha mãe e minha vó. Minha mãe fez a carne de panela, a farofa e o arroz. Eu fiz a salada e minha vó fez o feijão.

Nem precisa falar que eu amo cozinhar. Minhas especialidades são saladas, massas e sobremesas. Faço o trivial, mas não acho que tem a mesma graça. Como não dá para viver apenas de massas e saladas, temos que aprender o trivial anyway.

Enfim, fiquei tão orgulhosa da minha salada hoje que resolvi até postar a receita:

1 chuchu
2 cenouras
1 tomate
1 lata de milho verde
azeitonas verde à gosto
cheiro verde à gosto

Você corta as cenouras e o chuchu em cubinhos (acho que não preciso dizer que antes você tem que lavar e descascar os legumes, neh) e leva ao fogo para cozinhar. Enquanto os legumes cozinham, você tira o caroço das azeitonas, tira as sementes do tomate e também o corta em cubos. Abre a lata do milho, escorre a água e reserva. Lava e pica também o cheiro verde. Escorre a água dos legumes cozidos e mistura com os demais ingredientes em uma travessa ou tigela para salada.

Agora você deve estar pensando "Ok, mas e o tempero?". Não falei dele porque você pode soltar a criatividade na hora de temperar a salada. Aqui em casa quase nunca temperamos a salada da travessa porque cada um no seu prato tempera de um jeito. E porque a salada sem tempero dura mais tempo na geladeira sem perder os nutrientes, fica a dica.

Sobre o tempero, eu no meu prato ponho sal, pimenta do reino moída e azeite. Minha mãe, coloca sal, molho de alho e azeite. Meu pai, sal, vinagre branco e azeite. Minha vó, só um pouco de sal e azeite. Logo, fica à gosto do freguês. Você pode temperar com limão, azeite e sal (eu recomendo, fica muito bom para quem não gosta ou não pode comer pimenta) ou até utilizar aqueles temperos prontos para salada. Vai do gosto de cada um. Fuii.


Share/Save/Bookmark

1 telhas:

Anônimo disse...

Eu tbm amo cozinhar e a sua salada está colorida. Amo comida colorida.
Agora só falta me convidar pro almoço.
rsrrs
Bjo,
Laila
( lailapaschoal@gmail.com )

Related Posts with Thumbnails