Mudanças cretinas

terça-feira, 30 de setembro de 2008



Hoje, novamente ouvi falar das mudanças cretinas que estão para ocorrer na língua portuguesa. Há quem diga que a globalização é a grande culpada. Outros falam qua a unificação da língua é necessária e urgente.

Não quero nem saber, estou achando tudo isso muito cretino. Tiraram o acento da idéia, da jibóia, do heróico e por aí vai. O acento circunflexo também some em algumas palavras. O trema desaparece de vez e o acento agudo some em algumas flexões verbais. Mudaram até as regras do hífen, que por sinal ninguém sabe direito quais eram, esse bendito sempre deixa a gente na dúvida. Aliás, será que o hífen continuará com acento em sua grafia? Este é um dos mistérios das novas regras. Mistério que continuará com acento, eu acho...

O fato é que jornais, como a Folha de São Paulo, dizem que o português brasileiro sofre apenas 0,45% de mudanças enquanto o português lusitano sofrerá 1,6% de modificações. Bem, até agora só fiquei sabendo de duas:

1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" - que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo".

2. será eliminado o "h" de palavras como "herva" e "húmido", que serão grafadas como no Brasil -"erva" e "úmido".

Enquanto a nossa lista tem pelo menos umas 6, que podem ser conferidas no link abaixo:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u321373.shtml

Minha mãe trabalha em uma escola de Ensino Fundamental, e eu fico imaginando quão terrível será o dia da explicação das sílabas tônicas. Porque se o acento ajuda, e muito, as crianças com dificuldade em aprender esta matéria, o que será delas, sem o tal acento. E o que será das professoras para colocar esta matéria em certas cabecinhas...

Quando tive aulas de antropologia na faculdade, a professora citou que o idioma faz parte da cultura de um povo. E mudanças de tal escala, não afetam totalmente o nosso cotidiano? Se hoje, já encontramos poucas pessoas que falam e escrevem português corretamente, qual será o destino de nosso idioma no futuro? Empobrecer cada vez mais?

Só para constar, há regiões em Portugal, onde ainda se preserva integralmente a cultura. Onde sequer o português de lusitano como conhecemos é falado, mas uma espécie de dialeto, que até um português tem dificuldades para entender. E eu me pergunto se as pessoas desta região de Portugal abririam mão de sua cultura, em nome da globalização. Eu duvido.


Share/Save/Bookmark
Related Posts with Thumbnails