terça-feira, 9 de setembro de 2008
No telhado: trabalho
Gestão de Quadrados
Inspiração: a célebre frase de uma antiga filósofa da época helênica "Ado, aado, cada um no seu quadrado." (ironia, imagina. Que absurdo!)
Princípio teórico: Imagine que sua empresa é uma parede de azulejos. Azulejos quadrados, claro (afinal nunca vi azulejo de outro formato, whatever). Partimos do princípio que, cada departamento e função em uma empresa X é igual a um quadrado. Todo funcionário deve realizar as tarefas de seu quadrado, sem atrapalhar as funções dos quadrados paralelos e adjacentes, para um bom andamento da empresa como um todo.
Prática: a gestão de quadrados consiste na atuação de uma só pessoa em diferentes áreas de uma mesma empresa. Ela deverá atuar em mais de um quadrado, com a mesma eficiência que atua em apenas um (Acredite, as pequenas, médias e grandes empresas utilizam a gestão de quadrados mais do que você é capaz de imaginar) .
Problemática: em muitas empresas, há funcionários que não se contentam em gerir apenas um quadrado, e se metem no quadrado dos outros, sem serem chamados. Estes indivíduos acreditam fortemente (ainda que, muitas vezes de forma inconsciente) no seguinte princípio: Se não pode ajudar, atrapalhe. Afinal, o importante é participar. Tenha cuidado com eles, pois se encontram em quadrados adjacentes, parelelos e muitas vezes superiores ao seu, e sua proximidade pode atrapalhar a gestão dos quadrados pelos quais você é responsável.
Case: Júnior entrou de férias. Ele é responsável pelos documentos encaminhados ao detran, e atua no departamento de vendas. Natalie, responsável pelos departamentos financeiro e RH, cobrirá as suas férias. Natalie já atua em dois quadrados e Júnior também. Natalie terá que gerir quatro quadrados por pelo menos duas semanas.
Sem mais para o momento, analisaremos o case apresentado e veremos como Natalie se sairá na gestão de seus múltiplos quadrados.
Até o próximo post.
(Gestão de quadrados)
Autora da Teoria: Natalie Alves Silva.
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