Comprando, comprando e comprando...

quinta-feira, 8 de setembro de 2011



A maioria dos blogs femininos que eu já li sempre tem algum post onde a dona do blog fala que está postando algo atrasado. Isso faz eu me sentir em casa. Não por preguiça ou desleixo, mas é que TODA blogueira tem uma vida offline e geralmente essa pacote inclui: mãe, pai, irmão, cachorro, papagaio, trabalho, TPM, acompanhante (marido, noivo, namorado, namorido, rolo)... Então, acontece o seguinte: você vê uma coisa ultra legal e pensa "Vou postar isso no blog". Todavia, a menos que você tenha um Tablet e comece a escrever na mesma hora, você vai deixar para depois, depois e depois (nossa como estou repetitiva hoje). E tudo isso por um motivo razoável, que é a manisfetação de um dos itens do pacote acima descrito. Enfim, vamos ao assunto do post de hoje: Compras na internet. Na verdade, meu foco será os sites de compra coletiva.

Bendita Oferta, Peixe Urbano, Click On, Groupon, Oferta X, Clube do desconto e por aí vai... Esses são alguns dos sites que todos os dias lotam as caixas de e-mail de milhares de pessoas por conta de descontos pra lá de convidativos, que fazem a sua mão ficar coçando para pegar o cartão de crédito. A notoriedade desses sites foi tamanha que eles foram pauta em diversos telejornais. E o que eu tenho a dizer? Vou fazer uma listinha de dicas, palpites, experiências, recomendações.

[ imagem encontrada no Google]

1- Problemas com cupons. Da lista de sites mencionada acima, o único com o qual tive um problema para resgatar um cupons foi o Click On. Não conseguia acessar o site de jeito nenhum, senha errada. Pedia o reenvio da senha, dizia que eu não tinha cadastro. Tentei refazer o cadastro, acusou que eu já tinha cadastro, tentava entrar com meu e-mail e senha e a novela se repetia. Ad eternum. Mandei vários e-mails para o SAC que não resolviam nada, quando mandei um falando sobre medidas jurídicas, Código de Defesa do Consumidor, opa, tive resposta. Um atendente/gerente, não lembro mais, ficou trocando e-mails comigo até eu conseguir reestabeler o meu acesso e imprimir os cupons. Segundo esse atendente, faltava uma letra no meu endereço de e-mail que não constava no cadastro. OK,  mas peraí, se o meu e-mail no cadastro deles estava errado, como todos os dias eu recebia mensagens com ofertas? Não colou, né. O tempo de resolução foi de um mês... sorte dele que o meu humor não é do piores e que no período o cupom não venceu.

2- Atenção para as condições e datas. O restaurante funciona de domingo a domingo, mas a oferta é apenas para almoço de segunda à sexta. Você comprou um cupom para pizza com desconto, mas nem todos os sabores do menu podem ser pedidos. O estabelecimento só atende 10 cupons por dia e não atende cupons em feriados. A validade da oferta é de apenas um mês, você não teve tempo ou esqueceu, o prazo passou e seu cupom venceu. Definitivamente, leia as linhas pequenas abaixo da oferta. Se tiver dúvida, ligue no estabelecimento e pergunte. Eu sempre o fiz e não me arrependo. Vi muita gente chegar em restaurante e passar vergonha por não conhecer os detalhes da oferta. Só para constar: cupons vencidos não são aceitos. De olho nos detalhes para não perder dinheiro.

3- Verifique despesas extras. Observações como taxa de serviço não inclusa fazem toda a diferença. Tudo bem que taxa de serviço é opcional, não é obrigatória. Mas, na boa, eu pago com prazer a taxa quando sou bem atendida. Outra coisa importante para produtos que vem pelo correio: o frete. Dependendo do valor dele, o desconto acaba não valendo a pena. Fique de olho também no quesito translado, que na maioria das vezes não está incluso em ofertas de viagem. É lindo pagar apenas R$ 400,00 em diárias para duas pessoas em um hotel 4 estrelas de Buenos Aires incluindo um city tour e uma aula de tango. Porém, não vai servir para nada se você não puder pagar a passagem de avião para chegar lá.

4- O desconto é real/vale a pena? Uma vez comprei dois cupons para experimentar um cappuccino ice em uma nova cafeteria em minha cidade. Na internet, a oferta dizia que o valor do café era R$6,00 e sairia por R$3,00 com 50% de desconto. Pensei que seria ótimo tomar 2 cafés pelo preço de um e comprei. Quando cheguei lá, pedi os cafés entreguei o cupom e, enquanto esperava o serviço, olhei, por curiosidade, o cardápio. Descobri que o café na verdade era R$ 5,00. A diferença foi pouca, os valores irrisórios, contudo, eu me senti lesada. Odeio descobrir que estão tentando me enganar e tirar vantagem de mim. O café é ótimo, mas ainda não voltei na tal cafeteria por conta desse ocorrido. Acabo escolhendo outras.

5- Controle-se. Acho que esse é o melhor dos conselhos. Não saia comprando tudo pela frente. A idéia desses sites é justamente estimular a compra por impulso. Então, pense antes de comprar: se precisa de verdade, se o desconto é mesmo bom. Reflita para não estourar a fatura do seu cartão de crédito ( I did it). E justo eu, que sou a senhora racional na hora de comprar. Descobri que eu não era tão racional assim quando via as palavras: desconto, imperdível, oportunidade única, está acabando.

Tomando cuidado você pode curtir um monte de coisas legais pagando menos e sem que a chegada da fatura do cartão te provoque colapsos nervosos.


Share/Save/Bookmark
Related Posts with Thumbnails