Conselhos de casada - Como organizar seu casamento

sábado, 20 de novembro de 2010



Se você vai casar ou tem uma amiga que vai casar, divulgue este post. São os conselho de quem já casou, já organizou um casamento e sabe o que está falando. Resolvi escrever este post porque noivas, em geral, são uma classe de mulheres que tendem ao surto constante. A noiva é o ser mais angelical da face da terra, é doce, meiga e tudo mais. Entretanto, também é uma bomba relógio. Especialmente quando ela vê o preço de alguns itens que são o seu sonho de consumo.
Vamos aos conselhos:

1. PESQUISE. Antes mesmo de ficar noiva. Veja as possibilidades, os preços. Não pense nunca que tem que ser apenas este vestido ou aquela flor. Tenha opções. Prender-se apenas a uma opção pode ser frustrante. Uma série de imprevistos pode acontecer (chuva, granizo, geada) e a sua flor favorita ficar em falta (traduzindo, mais cara). Opções, sempre.

2. ECONOMIZE. Guarde dinheiro. Mas, guarde mesmo. Porque você não pode imaginar a magnitude dos gastos de uma festa de casamento, por mais simples que seja.

3. PERGUNTE cada mínimo detalhe na hora de fazer os orçamentos. Anote tudo na agenda, faça o funcionário colocar valores e nome no cartão ou orçamento. Pode acreditar se você não fizer isso, na semana seguinte esles podem te oferecer um valor completamente diferente (e mais caro). Aconteceu comigo.

4. CONTRATE ANTES. Muita gente que eu conheço contratou os serviços 2 anos antes do casamento. E é super válido, porque os preços reajustam todos os anos. e porque se você contrata bem antes, pode pagar em suaves prestações.

5. LEIA OS CONTRATOS. Não assine nada sem ler. Uma vez que você assina algo, legalmente, você está concordando com o que está escrito e dificilmente poderá contestar depois.

6. SEJA DETALHISTA. Você sabia que a floricultura ou decorador não tem genoflexório? Eles costumam a alugar com uma empresa de locação de mobiliário com quem tenham parceria. Então, se o seu decorador falou que levará o genoflexório, faça constar no contrato, ou você irá ajoelhar no milho. O que não está no papel, não está no mundo. Você não é obrigada a saber destes detalhes, mas raramente os fornecedores deixam isso bem claro.

7. PEÇA AJUDA. Peça para uma amiga sua, uma prima ou irmã acompanhar a sua assessoria, se você tiver uma, para ver se tudo está ok no seu grande dia.

8. TENTE NÃO ACUMULAR TAREFAS. Quanto mais perto do casamento, mais tensa você fica, e a cada dia lembra de um detalhe que esqueceu e parece que os detalhes e/ou assuntos para resolver acerca do casamento nunca acabam. Vamos tentar evitar a estafa, ok? Ah... e tente escolher as músicas antes, bem antes, para verificar adequação.

9. FAÇA UM CHECK LIST. Super necessário. Faz você lembrar de detalhes que sua memória fatalmente vai esquecer do tipo: levar shampoo, sabonete, escova e pasta para a lua-de-mel. E outras coisinhas mais. Aconselho, inclusive a fazer uma lsita de tarefas, para que no dia do casamento você não se preocupe com nada e saiba exatamente com quem tem que pegar o buquet, por exemplo.

10.RELAXE. É sério, você precisa e merece.  O bouquet não veio com as flores que você escolheu, tem com um tom mais escuro? A daminha não entrou exatamente como você esperava, no momento da música que você previa? O seu cinegrafista não é da mesma equipe que o seu fotógrafo e se tornou um mala que quer uma gravação robô (noiva faça isso, noiva faça aquilo). RELAXE. Coisas assim podem acontecer e acontecem em todos os casamentos que você vai (todas essas situações aconteceram no meu casamento). A grande diferença está na magnitude que você confere a essses detalhes. Se, no dia do seu casamento, você surtar com cada pequeno detalhe que não saiu exatemente do jeito que você planejou, você perderá mais tempo chorando do que rindo. E não será um choro de alegria. Você só casa uma vez, aproveite a festa, nada na vida é perfeito. Confie em mim, não vale a pena perder o seu humor justo nesse dia e aparecer com cara de carranca nas fotos.

E a última dica sempre que precisar de ajuda, peça. Ajuda nunca é demais especialmente se você conhece alguém que já casou. Essa pessoa pode te dar dicas valiosas.

Alguém pode me ajudar?

Imagem: Corbis


Share/Save/Bookmark
Related Posts with Thumbnails