Brasil x Coréia do Norte

terça-feira, 15 de junho de 2010




ATENÇÃO: Este é um post feito a duas mãos. Os comentários e observações são dele, o texto é dela.

Qual seria o assunto do post? Obviamente, a estréia do Brasil na Copa 2010. Este é o assunto do dia e, se eu não tivesse de voltar ao trabalho após o término da partida, teria escrito este post às 17:30H de hoje. Pormenores do cotidiano a parte, vamos ao que interessa: os comentários sobre o jogo.

Este é primeiro jogo do Brasil em Copa do mundo que este casal assiste junto. E de fato este é um marco em nosso relacionamento. Afinal, eu adoro dar minha opinião em tudo, né. E em futebol, não seria diferente. Todavia, tenho que admitir que muito do que sei hoje, devo ao meu companheiro, meu amado noivo, pois aprendi observando suas reações e comentários em jogos do Brasileirão 2009 e do Paulistão 2010.

Mas, e o duelo Brasil X Coréia do Norte? O que este casal tem a dizer sobre o jogo? Bem, a partida começou morna, aquele ritmo bem mais ou menos. A Coréia é uma seleção que joga na retranca, seu forte é a marcação. A defesa é boa, porém não impenetrável. Prova disso, os dois gols da seleção canarinho. Contudo, nos primeiros noventa minutos de jogo, o que assistimos foi o Brasil entrando no ritmo do adversário, quando deveria acontecer o contrário. Tudo bem, estréia de mundial, expectativas, um pouco de ansiedade, um pouco de pressão com toda a história da conquista do Hexacampeonato. Levamos todos estes fatores em consideração e, desta vez, daremos um desconto à seleção brasileira.

No segundo tempo, o ritmo do jogo melhorou, o Brasil estava mais solto, pareceu mais entrosado e Kaká, que teve uma atuação apagada, se esforçou bastante e até foi bem em alguns lances. Não dá para exigir muito de alguém que, recentemente, teve uma contusão e ainda está sem ritmo de jogo. Dava a impressão de que, quando o Kaká chegava com a farinha, Robinho já tinha feito o pão. Todavia, O atleta demonstrou esforço e vontade de ganhar que não detectamos em Luiz Fabiano. Não me lembro de um bom passe que este jogador tenha dado. E todos os bons passes que recebeu, que não foram poucos, não foram convertidos em boas finalizações. Só espero que no próximo jogo, seu talento esteja tão afiado como sua língua andou em algumas entrevistas passadas.

A defesa do Brasil na foi perfeita (oi? Tomamos um gol da seleção Ching Ling). Entretanto, trabalhou bem e uma atuação que merece destaque é a de Juan. Realmente, foi uma boa atuação defensiva e com poucas faltas. Apesar de Maicon ter apresentado uma excelente atuação, coroada com um gol muito bem feito e o prêmio de melhor jogador da partida, na nossa opinião, o destaque mesmo foi Robinho. O nome mais ouvido da partida desde o início. Nos dez primeiros minutos do primeiro tempo já se ouvia seu nome. Seu desempenho só não foi melhor porque, com Kaká sem ritmo e Luiz Fabiano fazendo a perfeita interpretação de uma ameba, ele teve de recuar de sua posição de atacante para fazer função de meio-campo. E até se saiu bem, parecia até garçom (brincadeira,fazer piadinhas sem graça é uma necessidade na vida dos publicitários). Falando sério, sua atuação de meio campista foi tão boa que, através de seu passe (que como diria meu noivo, foi na medida), Elano teve a oportunidade de coroar o Brasil com o seu segundo gol. Aliás, alguém me explica porque Dunga tirou o Elano em vez do Luiz Fabiano? Eu Sei que eles não atuam na mesma posição, mas eu, trocaria Luiz Fabiano por Nilmar, pronto falei.

Enfim, este casal acha que Dunga precisa rever os seus conceitos pois os próximos adversários do Brasil tem um perfil de jogo bem distinto da Coréia, e entrar com a escalação que iniciou o jogo hoje pode comprometer ou complicar a classificação do Brasil. Não se pode subestimar nem superestimar o potencial de um adversário, e também não acreditamos que o Brasil não se classificará para a próxima etapa do torneio. Porém, manter o nível de jogo que o Brasil apresentou hoje, no primeiro tempo, isso não dá.


Share/Save/Bookmark
Related Posts with Thumbnails