Concurso SABESP 02/05/2010

quarta-feira, 5 de maio de 2010



Hoje é quarta e começo a me recuperar do cansaço. Afinal, segunda-feira me deu motivos para estar cansada. E desta vez não foi apenas a cisma da segunda ou o término do fim de semana. O motivo do meu cansaço é que eu trabalhei no domingo. Sim, coisas de quem vai casar. Arrumar trabalho no seu dia de folga para juntar uma graninha a mais, que já ajuda nas despesas do casório, que por sinal, não são poucas e muito menos baratas.
Domingo, 02/05/2010, 5:00 am. Esse foi o horário que eu acordei. Detalhe sórdido, no sábado, fui dormir 00:00 H. Eu sou o tipo da pessoa que precisa de sono, de verdade. Dormir menos que oito horas em uma noite pode significar para mim uma pitada a menos de humor em meu dia. Enfim, foi a minha escolha, pensei ao levantar, abri um sorriso e vamos encarar o dia, pois quando voltar ainda poderei dormir.
Fui trabalhar no concurso da SABESP. Já trabalhei em concursos antes, em vários. Estava até sentindo falta, sabe? Porque você trabalha quase nada e ganha um dinheiro razoável. Enfim, a coordenadora do INTESP, marcou uma reunião com os fiscais às 6:30am, já que não haviam realizado a capacitação no dia anterior. Mera burocracia, mas obrigatória, a tal capacitação, para que não ocorram erros ou desencontro nas informações durante a realização do concurso. Tudo para assegurar idoneidade e evitar fraudes.
E realmente, todos os fiscais chegaram no horário marcado, quer dizer, a maioria. Sabe-se que em todo lugar encontraremos os retardatários. Todavia, 7:00 am, até os retardatários já estavam no recinto. E nada de representante, coordenador ou coisa parecida. Como os portões deveriam abrir às 8:00 am, a diretoria da instituição de ensino em que estávamos resolveu ligar para a sede da INTESP. Ninguém atendeu, ninguém deu sinal de vida. E os candidatos já começavam a chegar.  Meia hora depois, como na INTESP não havia sinal de vida, ligamos em outras escolas que também tiveram seus prédios solicitados para a realização do concurso. Nada. Nenhuma das escola tinha recebido nem informação, nem provas , nem nada.
8:00 am, os candidatos já estavam agitados no portão, ameaçando chamar a TV Tribuna e nós sequer fazíamos idéia a essa altura se haveria ou não o tal concurso. Para resumir a história, 09:00 chegou a tal coordenadora, contou um longa história triste de um funcionário que deu um golpe na fundação, de um sistema que caiu na véspera e que por conta disso, houve não apenas o atraso como não teríamos listas dos candidatos. o.O
Nos deu folhas de papel almaço para que os candidatos preenchessem com seu nome, RG e data de nascimento. CPF também? Não precisa disse ela. Nem todos os alunos tinham cartão de inscrição com indicação da sala em que fariam prova, o que fazer? Coloca em qualquer sala que tenha carteiras sobrando. Mais um detalhe, eles mandaram que organizássemos classes para 35 alunos, porém cada malote continha 30 provas. Em minha sala, cuja lotação alcançou 31 candidatos, tive de esperar uma prova, que saiu de outro malote, pois uma candidata ficou sem prova. e aprova que deveriam começar 09:00H, iniciou 09:34 e terminou 13:34.
Resumindo foi o concurso mais cretino e desorganizado que já participei como fiscal. Acostumada com a organização da Vunesp e da Getúlio Vargas, foi realmente surreal trabalhar neste concurso, onde o descaso  foi total. Aliás, já conhecia a Cetro, a Zambini, o IBAM. Contudo, nunca ouvi falar do tal INTESP. Portanto, não me surpreenderei se amanhã ou depois choverem recursos contra o tal concurso da SABESP ou até ocorrer o seu cancelamento.


Será que esse concurso vai por água abaixo?


Share/Save/Bookmark
Related Posts with Thumbnails