Carne de panela

sábado, 24 de abril de 2010



Nem só de véus, tecidos e glamour é feita a vida de uma noiva. Tem os detalhes sórdidos também, do tipo: lavar, passar, cozinhar e limpar a casa. Afinal, essas serão tarefas desempenhadas por você após o dia do sim e o retorno da lua-de-mel. Eu sei, acabei de quebrar o clima de encanto que envolve o matrimônio, os preparativos e tudo mais porque nos livros de conto de fada você não vê a cinderela lavando a louça, né. Mas, pense, o noivado é a sua oportunidade de aprimorar certos talentos que podem fazer toda a diferença depois do sim. Por exemplo, seus dotes culinários. É comum as pessoas falaremque se você tem negros nha família, você tem um pé na cozinha. Eu digo, sou branquinha (fazer o que se os genes europeus prevaleceram), todavia, tenho os dois pés na cozinha. Eu amo cozinhar, mas tenho um problema sério com o trivial. Eu sei fazer arroz, feijão e bife. Mas, eu prefiro ter o trabalho de fazer o molho madeira para acompanhar o bife, mesmo sabendo que o meu amado come arroz, feijão e bife de bom grado. Eu não consigo me contentar com o trivial. Eu tenho que imprimir a minha marca no trivial, tenho que fazer algo diferente, para que aquele que prove diga, foi a Natalie quem fez. Não tente entender.
Enfim, vamos direto ao ponto, hoje a receita não será light e também não é recomendada aos vegetarianos.


No feriado, o meu coração veio almoçar aqui em casa, e eu, muito na vibe dona de casa perfeita, cozinhei para ele. Cardápio do dia: Carne de panela ao molho, acompanhada de arroz com brócolis. Vamos aos ingredientes que usei:

850 gr de lagarto
4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de alho batido no liquidificador
2 colheres de sopa de mostarda
(aquela que você põe no hot dog mesmo)
2 envelopes de caldo em pó
(eu usei sabor bacon, pode ser também carne, picanha ou costela, o que você preferir)
sal e condimentos a gosto
( no meu caso, usei cominho, colorau, curry)
250 gr de maionese
1 cebola média cortada como você preferir
(no meu caso, eu prefiro pedaços pequenos)

Escolhi o lagarto por ele possuir apenas uma leve capa de gordura ao redor. Odeio carne com gordura, vamos deixar claro. Cortei o lagarto em bifes de aproximadamente 5 cm.  Abri um envelope de caldo em pó e passei dos dois lados de cada bife para condimentar. Preparei duas panelas: uma para dourar o bife e a de pressão para o cozimento. Coloque 1 colher de manteiga na panela de pressão e aqueça até derreter. Para principiantes eu aconselho desligar a panela de pressão depois que a manteiga derreter e prepara a carne em duas etapas. Eu, operei as duas panelas simultaneamente, mas nem todo mundo consegue. Então, previna um problema, uma frustração, se você é principiante faça por etapas. Aqueceu uma colher de sopa de manteiga na panela de pressão? Desligue o fogo, e doure em outra panela os bifes. Toda vez que você dourar um bife, passe da panela que está usando para a desligada, a apnela de pressão. Depois de dourar todos os bifes, acenda o fogo da panela de pressão e doure mais um pouco. Quando eles estiverem bem morenos, você adiciona os temperos: cominho, colorau, curry, o alho batido, caldo em pó, um pouco de sal e a mostarda. Cubra a carne com água, tampe a panela de pressão. Após a panela adquirir pressão (ou seja, fazer o xiiiiiii), você abaixa o fogo e deixa em cozimento por 40 minutos.
Agora, o molho. Lembra daquela panela que nós douramos os bifes antes de colocar na panela de pressão? Você deve ter se perguntado por qual motivo sujaria duas panelas. Ela está marronzinha, certo? Você coloca o restante da manteiga nela e a cebola. Mexe com a colher de pau ou de silicone (cada um tem sua preferência) até o marronzinho soltar da panela e virar uma espécie de molho com a manteiga e a cebola. Agora, você adiciona a maionese, mistura, experimenta e, se achar necessário, acrescenta ou um pouco de sal ou um pouco daquele tempero em pó.
Ai, já ia esquecendo do arroz....

1 maço de brócolis (eu prefiro do tipo ninja em vez do tradicional)
1 cebola
2 colheres de sopa de manteiga ou azeite (vai da sua preferência)
alho à gosto
2 xícaras de arroz cozido
1 envelope de caldo em pó sabor legumes 

Lave o arroz, e leve para cozinhar apenas em água e sal. Após cozido, escorra o arroz e reserve. Cozinhe o brócolis e reserve. Em uma panela, doure a cebola e o alho ma manteiga (ou no azeite). Abaixe o fogo, misture o brócolis e o metade do tempero em pó. Agora misture o arroz e o restante do tempero em pó.

Hora de comer: coloque o arroz com brócolis no prato, o bife de panela, cubra o bife com molho e coma sem culpa. =]


Share/Save/Bookmark
Related Posts with Thumbnails