Evelyn, a história do bonde e a política

segunda-feira, 14 de setembro de 2009



Em primeiro lugar, vamos conhecer a figurinha: Evelyn.



Veio ao mundo em 17/01/2001. Entrou na minha vida em meados de 2003, com apenas duas primaveras. Mudou a minha vida e isso não é exagero. Eu que nunca tive irmãos, virei uma "irmã emprestada". Na época,  trabalhava até 16:00 horas, no Pão de Açúcar. Chegava em casa e lá estava ela. Corria até mim com os braços abertos, berrava meu nome para a vizinhança inteira ouvir. E me fazia rir. Ainda faz. Com suas perguntas sem cabimento, ou inesperadas. Com a lógica ilógica das crianças, que as vezes me faz pensar que nós, adultos, é que esqueçemos de fato qual a verdadeira lógica que rege o mundo. Mesmo quando cansada, reaprendi a brincar. Correr, pular, saltar, dançar, esconder. Por causa dela voltei a descobrir como um balancê é divertido. Como cada coisa mínima da vida, tem um valor imenso. Como é precioso cada instante, como é triste e irremediável o momento perdido, a palavra não dita, o carinho não feito. Hoje ela tem oito, continua correndo ao meu encontro, ainda berra, mas agora não mais Natalie. Agora, está grande e me chama de Natie. Agora que todos conhecem Evelyn, o motivo pelo qual ela é citada neste post. Na hora do almoço, estou  em casa e Evelyn me liga e pergunta: Natie, quem fundou o bonde em Santos? (Pergunta do dever de casa)

Ráááá. Me pegou, garota, me pegou.
Recorri ao Google, o pai dos burros cibernético, detentor da informação, salvador dos incautos. Google me levou até o site da prefeitura, na área da história do bonde. Ok. NÃO TEM QUE FUNDOU O BONDE LÁ. Deveria ter essa informação lá, afinal, esta parte do site é apenas sobre a história dos bondes em Santos. Todavia, não tinha. Voltei no Google, procurei em outros sites, achei a informação. Porém, uma das datas não bate com o site da prefeitura. Enfim, tem o nome do fundador. Ela anotou tudo e levou para a professora. E o resultado, eu só saberei amanhã.

Tudo isso me deixou bem indignada, porque me fez perceber que eu não sei nada sobre a história de Santos. Eu nasci aqui, dei meus primeiros passos aqui, falei as primeiras palavras aqui, vivi 23 anos da minha vida nesta cidade e só sei que seu fundador é Brás Cubas. Eu não aprendi absolutamente nada sobre história de Santos na escola. O que sei foi graças à curiosidade e ao Google. E isso é deprimente. A manenira como a educação pública é fraca e o governo não faz nada a respeito. Afinal, é muito conviniente ter uma massa desinformada que clama por um bolsa escola. Que troca seus votos por benefícios sociais de natureza duvidosa. Comida. Gente que pensa com o estômago e troca seu voto por um vale coxinha.

Além da propaganda, do horário eleitoral precisamos buscar a informação na internet. Não votar no bonitinho, no que promete mais ou no que fala bem. Procurar o histórico do candidato e votar consciente. Afinal, se você votar em qualquer porcaria, com o perdão da palavra, o Brasil vai continuar na merda!


Share/Save/Bookmark
Related Posts with Thumbnails