Publicidade versus Autenticidade

terça-feira, 23 de junho de 2009



É notório que existem blogs que são muito conhecidos e respeitados na blogosfera e possuem um número considerável de leitores e visitantes diariamente. Outro fato que não é novidade para ninguém são os publieditoriais. Eles são velhos conhecidos nossos, os famosos informe publicitários que aparecem nos jornais e nas revistas. Aquela propaganda que não parece propaganda, que é um pouco camuflada e por isso é identificada. Ela é a prima do publieditorial. oque eu achei muito bom e realmente interessante foi o posicionamento de alguns blogueiros com os publieditoriais.

Nos blogs Vende na Farmácia e Malvados eu li posts sobre o assunto e concordo com a posição tomada por estes blogueiros. Como publicitária, sei que os blogs se tornaram ferramentas para incrementar os planos de mídia de vários anunciantes. Não é necessário trabalhar em agência para saber disso, basta navegar na rede e você irá se deparar com anúncios de todo o tipo, banners, pop-ups, floaters, hot sites e os polêmicos publieditoriais. Uma infinidade de produtos diferentes tenta conseguir um espaço nos blogs mais conceituados, nos considerados formadores de opinião. Tudo isso em busca de credibilidade. Afinal, que opinião é mais confiável: a de um vendedor ou a de outro consumidor que teoricamente, não ganha nada ao falar bem do produto? Por este e outros motivos, as empresas tentam galgar um espaço na blogosfera.

Eu comecei a blogar, e faço isso até hoje, por puro prazer, por hobby, para relaxar. Amo a internet e a blogosfera pelo fato de ser um dos poucos espaços livres de manipulação para divulgação de notícias. Afinal, acho que ninguém aqui ainda acredita em coelhinho da páscoa e papai noel, né? Você realmente não acredita que as informações divulgadas pela Globo são 100% verdade, acredita? Te aconselho, então, a ler a Carta Capital. Procura no google e você vai ver o que é jornalismo imparcial de verdade.

Enfim, fico feliz que algumas pessoas, especialmente alguns blogueiros, ainda levam avante a bandeira da transparência e do respeito. Se todos os indivíduos agissem da mesma forma, com certeza viveríamos em uma sociedade mais justa, mais humana e menos corrupta.


Share/Save/Bookmark
Related Posts with Thumbnails